Empreendedorismo, assunto altamente comentado hoje em dia. Existe uma sinergia bem forte em empreender e acesso a muita informação sobre todos os processos que você poderá passar. Cenário um pouco diferente de 10 anos atrás!
Quero fazer um convite para você leitor, acompanhar 10 artigos que vou escrever sobre a trajetória de uma empresa do zero até hoje. Falo da PARTNER MARKETING, que esse ano de 2024 completa 10 anos de existência, em um segmento altamente volátil e concorrido como o Marketing Digital.
O primeiro ponto que fez o projeto sair do papel foi exatamente o tema desse texto, uma ESCOLHA.
O que te move? O que faz você respirar fundo antes de começar o dia? O que faz você levantar da cama mesmo em dias que está extremamente esgotado?
Essa foi a pergunta que fiz para mim mesmo em 2014, com um emprego estável e uma vida estável, mas enxergava que podia fazer algo muito maior.
Essa vontade apareceu depois da oportunidade que tive de fazer um curso de imersão em Marketing e Branding nos EUA. Foi uma troca tão intensa de informações com vários empresários que fomentou a vontade de criar algo realmente. Pude visitar os Bastidores da Disney e assistir uma palestra na loja conceito da Harley Davidson, entendendo que uma marca é bem mais que um nome ou logotipo apenas, e sim uma experiência que você causa em quem tem contato com sua marca.
Não houve muito preparo para essa decisão, eu voltei e decidi abrir minha empresa. O que me custou um pouco mais de tempo para organizar as coisas. Exatamente por isso, com essas 10 matérias que vou escrever, viso entregar para você leitor, uma forma de planejar essa jornada de maneira mais “saudável” vamos dizer assim!
Tudo começa com uma escolha, e no meu caso sem saber na época, fiz o chamado “all in” termo usado no poker que é “tudo ou nada”. E definitivamente não incentivo fazerem isso!!!
Mas a grande dificuldade no primeiro ano, além de falta de recursos financeiros e sem o preparo correto, saber por onde começar depois que já estava no meio do furacão! Nesse momento que minha experiência profissional me fez ter a calma e resiliência que precisava.
No primeiro momento em que você começa a empreender, se imagine em um carro que começa a pegar embalo, o início será lento demorada e custoso. Isso faz parte da consolidação da sua empresa, é isso que criará as raízes fortes que você precisa para vencer os 2 primeiros anos. Posso resumir esse início de jornada em 3 pontos que acredito serem fundamentais para o primeiro ano da sua empresa:
1-COMERCIAL: Se vender não é seu forte, contrate alguém que seja! Se não tem recursos, estude e aprenda a vender!!!! A empresa no início depende 100% do departamento comercial, você precisa faturar para estruturar! Foi com esse pensamento, mesmo sem ter conhecimento na época, que eu consegui formar um amplo número de clientes logo no primeiro ano.
2 – ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA: Você precisa controlar o que entra e o que sai da empresa no primeiro ano. Isso ajuda a identificar quais serviços ou produtos são mais rentáveis, mais procurados, e onde há maior potencial de lucro, permitindo que você decida em quais áreas se especializar e antecipar demandas futuras. Com esse controle, você pode decidir conscientemente onde investir seus recursos, seja em marketing, cursos de especialização, contratação de funcionários ou compra de equipamentos. Sempre tratando cada gasto como um investimento e avaliando o retorno esperado. Faça essa pergunta sempre : “Isso que vou investir é compatível com o retorno que preciso agora?”
3- NETWORK: Além da própria relação comercial, o networking está relacionado à sua rede de contatos e como ela pode conectar você a potenciais clientes. Não tenha receio de enfrentar essa nova etapa da sua vida. Mantenha uma postura confiante como empresário, acreditando no seu trabalho; afinal, se você mesmo não confiar no que faz, como esperar que outros confiem? Esse processo começa com as pessoas mais próximas a você, incluindo ex-colegas de trabalho, escola, faculdade e vizinhos. Procure participar de eventos e palestras, dentro do seu orçamento de investimento, para divulgar sua empresa e sua nova posição profissional a todos os seus conhecidos.
No primeiro ano de empresa serão muitas dificuldades, mudanças, ajustes e questionamentos. Mas é o mais importante, para você se preparar para uma próxima fase que acontece em média no segundo ano a ESTAGNAÇÃO. Isso vou falar no próximo artigo!