DeepSeek ou ChatGPT? Saiba principais diferenças entre os recursos oferecidos pelas inteligências artificiais chinesa e americana e como se beneficiar de cada uma.
A inteligência artificial (IA) está transformando setores pelo mundo todo, e agora, uma nova IA chinesa chamada DeepSeek está prometendo balançar ainda mais as coisas. Lançada recentemente, essa ferramenta já está causando um grande impacto nos mercados financeiros dos EUA.
Quem está por trás do DeepSeek?
Liang Wengfeng é o cara por trás da DeepSeek. Ele acredita que a IA pode revolucionar o mundo, e parece que ele está no caminho certo. Seu chatbot, o DeepSeek-R1, está em alta nos downloads nos EUA, batendo o ChatGPT e tudo isso com um custo bem menor.
O barulho que o DeepSeek está fazendo e a popularidade que está ganhando mostram que a área de IA ainda tem muito espaço para crescer e inovar. Com mais empresas e países entrando nessa corrida, esperamos ver avanços rápidos e transformadores.
Diferenças chave entre DeepSeek e ChatGPT:
DeepSeek e ChatGPT são chatbots de inteligência artificial (IA) rivais que oferecem recursos distintos que podem ser vantajosos para diferentes necessidades dos usuários. A IA chinesa oferece, por exemplo, o modelo de linguagem mais avançado, o DeepThink-R1 gratuitamente, o que não está disponível no ChatGPT, além de ter custos de operação mais baratos. Outro diferencial é o compartilhamento da linha de raciocínio usada para responder um prompt. O ChatGPT, por sua vez, possui diferenciais como interpretação de imagens e documentos e “memória” personalizada. Outras funções que só podem ser encontradas no chatbot da OpenAI são as conversas por voz com usuários e a criação de imagens.
Essas diferenças mostram que cada IA tem seus pontos fortes, dependendo do que você precisa.