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Entendendo as Estratégias de Marketing das Grandes Marcas

Estabelecer boas estratégias de marketing é algo cada vez mais importante para as marcas em um mundo globalizado e competitivo. Desse modo, conhecer o que funcionou para grandes nomes do mercado pode ser um caminho interessante.

O posicionamento de marca das grandes empresas, consolidadas há anos no mercado, tem muito para ensinar quem ainda está tentando crescer. Desse modo, alguns pontos sobre isso serão comentados ao longo do artigo.

Porque o posicionamento de marca é tão importante?

Posicionamento de marca é essencial nas estratégias de marketing porque define como a empresa quer ser vista e lembrada pelo público.

3 empresas conhecidas e as suas estratégias de marketing e posicionamento de marca

McDonald’s

Atualmente, o McDonald’s está presente em mais de 117 países do mundo. A sua estratégia de posicionamento se baseia em quatro conceitos diferentes, mas complementares:

  • Experimentação;
  • Inovação;
  • Segmentação;
  • Adaptação.

O motivo para isso está ligado às particularidades de cada país, algo que a empresa entende como fundamental para dialogar com os seus consumidores e compreender as suas preferências.

Assim, considerando estes aspectos, o McDonald’s consegue oferecer experiências positivas e se tornar um excelente exemplo de posicionamento de marca, especialmente porque ele se adapta de acordo com a cultura e o desejo dos consumidores.

Apple

Ao longo dos anos, a Apple se tornou uma empresa que é sinônimo de exclusividade. Isso tem a ver com a forma como ela se posiciona no mercado, de modo que os seus produtos passaram a ser vistos como itens de luxo.

Diante disso, a empresa conseguiu se tornar dominante no segmento da tecnologia. Essa postura pode ser observada tanto nos seus canais da internet quanto nas Apple Stores, espalhadas ao redor do mundo.

Vale ressaltar que este tipo de posicionamento não vale somente para as suas campanhas de marketing, mas serve também para pensar a respeito dos seus novos produtos. Assim, isso justifica o motivo pelo qual cada novo lançamento da empresa é comentado e consegue atingir o sucesso que ela espera.

Starbucks

A experiência do consumidor é algo que está em alta nas estratégias de marketing da atualidade. E essa é exatamente a forma como a Starbucks se posiciona no mercado: como uma marca que quer oferecer sempre experiências positivas para os seus clientes.

Isso está em todos os detalhes da empresa, como o ato simples e escrever o nome dos clientes no copo ao entregar a bebida. Este hábito se tornou parte da cultura da empresa e até os dias de hoje gera milhares de posts nas redes sociais, se tornando uma forma de divulgação orgânica bastante interessante.

Ao observar as estratégias de marketing e posicionamento de marcas como McDonald’s, Apple e Starbucks, fica claro que cada uma encontrou maneiras únicas de se conectar com seus consumidores e se destacar no mercado. Seja por meio da adaptação cultural, do foco em exclusividade ou da criação de experiências memoráveis, essas empresas mostram que não existe uma fórmula única para o sucesso. No entanto, todas têm em comum o compromisso de inovar, entender bem o público e a capacidade de se reinventar constantemente.

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