Os famosos 4Ps do marketing, que incluem Produto, Preço, Praça e Promoção, são os pilares básicos de qualquer estratégia de marketing. Mas eles tiveram que se adaptar aos novos tempos e se transformaram nos 4Cs. Quando Philip Kotler, uma referência inquestionável do marketing, declarou que os 4 Ps haviam “morrido”, muitos profissionais foram pegos de surpresa. Afinal, Kotler popularizou esse modelo. O que ele estava dizendo, na verdade, é que o foco deveria sair do produto e migrar para o consumidor.
Esse novo enfoque não significa que os 4 Ps não sejam úteis, mas que eles precisam ser vistos sob uma nova luz. E é aqui que entram os 4 Cs: Cliente, Custo, Conveniência e Conversação. Vamos entender um pouco sobre essa evolução e por que cada ponto é crucial hoje em dia.
Cliente Antes o foco era no produto, agora quem manda é o cliente. As empresas precisam ouvir e atender bem os clientes, que têm o poder de decisão e são os principais divulgadores da marca através de suas conexões online.
Custo Não se trata apenas de definir um preço, mas de entender quanto custa satisfazer as necessidades dos clientes. Isso ajuda a investimentos planejados e a pensar no lucro que seu produto ou serviço pode gerar.
Conveniência Na era digital, o cliente não quer ter o trabalho de ir até o produto; ele quer facilidade e acessibilidade, seja através de redes sociais ou e-commerce.
Conversação Os consumidores querem fazer parte de todo o processo, desde a criação até como o produto é apresentado. Com as redes sociais, eles podem buscar, opinar e interagir, o que muda totalmente a dinâmica do mercado.
Com base nas informações do site ESPM, esses quatro elementos: Cliente, Custo, Conveniência e Conversação, são essenciais para qualquer negócio que queira crescer e se destacar no mercado, pois em um mercado competitivo, entender e atender aos desejos e necessidades dos clientes adiciona valor à sua marca e faz sua empresa se destacar.
4 Ps do Marketing: como eram e como ficaram • ESPM
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