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Superando a escassez de vendas

As vendas secaram! Tempos de escassez de vendas

Normalmente isso acontece quando você está na transição de rede de conhecidos e indicações para clientes realmente novos que não conhecem você. Isso aconteceu comigo no 3º ano de empresa.

Mesmo sendo uma empresa de marketing, trabalhei muito na indicação no início do trabalho, pois realmente é mais “confortável” ter fechamentos quase que vindo prontos, para você apenas emitir o contrato, e colocar em prática. Porém, mesmo trabalhando com venda recorrente, que são clientes mensalistas, percebi essa estagnação pois não conseguia ultrapassar o faturamento do 2º ano da empresa.

Nesse momento vem vários pensamentos, um deles é saber que se houver cancelamentos, o faturamento e a estrutura que você possui serão diretamente prejudicadas. E como diz a frase bem conhecida no meio empresarial:

“Empresa que não vende, quebra!”

Tive que reavaliar o formato de branding e propagação de serviços que atuávamos. Nesse momento existia uma certa bagunça, pois atuávamos em várias frentes e essa transição para iniciar as vendas, precisávamos focar nosso conhecimento para o que fazíamos de melhor, e realmente ter um produto atrativo. E qual foi nossa decisão nesse momento? Fazer o famoso Rebranding!

Isso foi uma forma de reavaliar tudo que estava fazendo e onde estávamos atuando, formado de atendimento e performance de cada serviço que prestávamos. Identificamos gargalos de serviços que tomavam 3x mais o tempo, e tinham um lucro mínimo (quase nem se pagando). Então relançamos a agência com um conceito novo focado em performance de resultado, sendo não só uma agência de marketing mas um parceiro comercial do nosso cliente.

Com isso os clientes antigos percebendo esse movimento se beneficiaram pois conseguimos atender de maneira mais focada em conquistar os resultados, e os novos percebiam esse movimento de crescimento que proporcionamos. Meu nicho estava claro, meu serviço estava claro, assim minhas vendas eram focadas no perfil que sabíamos que tínhamos conexão.

E como você pode aplicar isso na sua empresa?

A pergunta mais importante depois dessa historia!

Quando as vendas secam, elas sinalizam falta de ações passadas, eu acabei optando pelo Rebranding, mas isso não é necessário em todos os casos. Mas a revisão de como atuar, quais serviços/produtos ter, qual público atacar é essencial para que suas vendas não parem de acontecer! Muitas empresas não sabem quem é seu público real, apenas um leve entendimento de quem comprava. Mas precisamos estar atentos as mudanças de perfil e de hábitos dos compradores.

Separei alguns pontos que você como empreendedor, empresário ou autônomo deve sempre repensar, mas não esperar as vendas secarem e sim vender sempre mais!

1 – Conheça seu público e crie sua persona

Entender o seu público e definir a sua persona serve para compreender o que os seus clientes ideais tem como necessidades, dores, interesses e desejos. Lembre-se que quanto mais você souber sobre eles, mais direcionada e assertiva pode ser sua estratégia de marketing digital.

2 –  Tenha um site

Ter um site é essencial para apresentar o que você vende de forma organizada e profissional. Apesar de não ser fundamental, criar um blog logo de início pode ser uma alternativa para quem não pode investir em um domínio. O ideal é ter um site que hospede o blog, mantendo o acesso integrado entre os dois.

3 – Foque na experiência do cliente

O objetivo do marketing de relacionamento é fidelizar clientes por meio de experiências satisfatórias e positivas. A chance de clientes satisfeitos recomendarem o seu produto ou serviço cresce ainda mais e a venda “realizada” pelos próprios clientes é uma das mais qualificadas que existem.

4 – Conheça o funil de vendas

O funil de vendas serve para situar o vendedor sobre a jornada do consumidor. Ou seja, por meio dele, é possível visualizar as etapas pelas quais os possíveis clientes passam até chegar na aquisição do seu produto.

É importante saber como divulgar e abordar os clientes em cada etapa do funil de vendas. Qual a linguagem e os termos que devem ser utilizados e como fechar negócios de forma mais eficiente são questões que o funil de vendas pode mostrar.

5 – Invista em Marketing Digital

Tráfego pago, tráfego orgânico, redes sociais, google, tiktok, youtube, linkedin, e-mail marketing… São inúmeras possibilidades de interação com possíveis clientes. Explore ao máximo e teste cada ferramenta até encontrar o ponto de equilíbrio de cada uma para que sua empresa seja sempre visualizada, lembrada e alcance cada vez mais pessoas!

6 – Estabeleça parcerias agregadoras

Fazer parcerias e estar conectado a marcas ou pessoas relevantes é fundamental. Estabeleça parcerias que agregam valor ao seu negócio, sejam elas do mesmo ramo ou não. O importante é que elas tenham afinidade com o seu nicho.

Lembre-se, essas práticas precisam fazer parte do dia a dia da sua empresa, e não só aplicar quando está com a “corda no pescoço”. Tendo uma estrutura e estratégia de marketing, você pode ter até variações de performance mas conseguirá ter vendas todos os meses o que trará estabilidade para seu fluxo de caixa e crescimento para sua empresa poder investir cada vez mais em pessoal qualificado e tecnologia!

O que vamos abordar a seguir, é o próximo passo de uma empresa com mais de 4 anos de mercado, construir autoridade!

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