Você está visualizando atualmente Driblar a Crise

Driblar a Crise

Gerir uma empresa é algo desafiador! Afinal, é preciso lidar com diversas decisões que podem definir a estabilidade dos negócios.

Algo fora da racionalidade pode colocar tudo em risco. O desafio se torna ainda maior quando situações de crise financeira impactam as empresas – como ocorreu com a pandemia do Coronavírus – sendo que, até agora, muitos empresários têm buscado formas de se reestruturar e colocar suas empresas de volta nos trilhos.

Caso você seja um(a) gestor(a) ou líder de um negócio, certamente está pensando em alguma solução para lidar com este momento de crise.
Diante disso, a grande questão é: como driblar a crise eficientemente?
Separamos 5 dicas para te ajudar com essa questão:

1º  – Entenda seu cliente:  entender as necessidades e dificuldades de cada cliente é fundamental. Quando você entende as necessidades, as soluções apresentadas são mais assertivas, aumentando o nível de satisfação, confiança e credibilidade. Afinal, nada melhor que fazer com que ele se sinta exclusivo. Mantenha a comunicação entre empresa e cliente e
ofereça soluções customizáveis. Coloque-se à disposição, isso é imprescindível para fidelizar e construir uma relação a longo prazo.

2º – Garantir seu fluxo de caixa: se você é gestor(a) de uma empresa, neste momento não está pensando em lucrar, e sim em como manter a saúde financeira do seu negócio, garantindo o seu fluxo de caixa. É claro que você não vai se colocar em uma posição para sofrer grandes perdas, mas você precisa pensar em um método para pagar suas contas sem se expor a nenhum grande risco. Uma ótima dica é contar com um contador ou especialista financeiro para ajudar a equilibrar as contas e ativos.


3º Inovar no momento de crise:  inovar é uma forma de sobreviver e prosperar, sendo fundamental para a sustentabilidade da empresa. Inovações são capazes de gerar vantagens competitivas, alcançar novos mercados, realizar novas parcerias e aumentar o valor da sua
marca, logo, é essencial!
“Aqueles que inovam estão em vantagem sobre os outros”


4º Estabeleça um Planejamento Estratégico: esse é um grande diferencial em tempos de crise. Antecipar o futuro e tratá-lo de forma estratégica tem sido uma das maiores características das grandes organizações. Toda a estrutura da empresa precisa ser analisada, avaliando riscos, carga tributária e benefícios. Com o acompanhamento de um contador e uma boa revisão tributária, sua empresa pode reduzir em até 70% o seu pagamento com tributos.
“É ele quem define a vida ou a morte, sobrevivência ou fracasso de qualquer empresa, associação ou entidade”

5º Cuide do emocional: por fim, esta é uma dica mais voltada para o lado humano, mas que ainda é extremamente importante. Em um momento de crise, é natural que tanto seu emocional como o da sua equipe, estejam afetados.  Emoções negativas, como ansiedade, insegurança e até raiva, podem prejudicar muito o negócio e o bom relacionamento.

Não existe uma dica clara de como lidar com este aspecto da crise. Cada um tem a sua forma
de se acalmar. Contudo, o importante é que você apoie sua equipe e se apoie nela.
“ O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”
Queremos saber de você! Deixe o seu comentário com sua dica de como driblar a crise nas empresas.

Como você tem lidado com os problemas neste momento?

Deixe um comentário