Grupo International

O planejamento financeiro e tributário pode ser o que o seu negócio precisa

O planejamento financeiro e tributário pode ser o que o seu negócio precisa

O planejamento financeiro e tributário pode ser o que o seu negócio precisa para superar os impactos da alta inflação

Existe uma série de fatores em nosso país que podem influenciar negativamente as finanças de uma empresa, independentemente do setor em que ela atua.

Com a pandemia, esse aspecto se tornou ainda mais relevante e evidente, afinal, muitos negócios enfrentaram dificuldades e tiveram até mesmo que fechar suas portas.

Um dos principais exemplos é a inflação alta, que, infelizmente, pode desequilibrar um negócio se ele não tiver uma boa gestão financeira e tributária, podendo, até mesmo, deixá-lo no vermelho e levá-lo à falência.

Portanto, preparamos um artigo mais do que especial para esclarecer os pontos relacionados à inflação alta e a forma como ela pode impactar a sua empresa.

Mas não só isso, como temos o objetivo de te ajudar, te apresentaremos a solução perfeita para que você contorne os prejuízos causados pela inflação alta.

Sendo assim, tenha uma excelente leitura!

Como a inflação alta afeta as empresas?

Vamos ao que realmente nos interessa aqui, neste artigo, que é entender como a inflação alta prejudica as empresas de todos os setores.

Tendo em mente que a inflação alta representa um aumento de preços, é possível concluir que o seu negócio também terá que pagar mais caro pela mesma quantidade de produto ou serviço.

Essa variação, por menor que seja, pode representar um desequilíbrio no seu caixa, afinal, quanto mais você gasta para desempenhar suas atividades, menores serão os seus lucros.

É claro que esse valor pode ser compensado ao cobrar mais caro para seus clientes, mas é preciso ter em mente que nem sempre eles estarão dispostos a pagar mais pelo mesmo.

Além disso, também vale mencionar a inflação alta no quesito tributário, afinal, com o aumento da carga tributária, o empresário se vê obrigado a aumentar os seus preços para suprir o valor recolhido em impostos.

Esse fato também pode fazer com que seus clientes procurem outra opção, colocando o seu negócio em risco. E não só isso, os seus fornecedores também tendem a aumentar seus preços, fazendo com que seus custos sejam maiores.

Sendo assim, querendo ou não, quando se trata de inflação alta estamos todos no mesmo barco, por isso, é muito importante que você busque alternativas para pagar menos.

O comércio internacional também é prejudicado com a inflação alta

Nesse momento, você deve estar pensando que o comércio exterior não é afetado pela inflação alta.

Mas sentimos em dizer, querido empresário, que a realidade não é muito diferente nesse caso…

Quando importamos produtos do exterior, temos que lidar com a desvalorização da nossa moeda, causada também pela inflação alta.

Sendo assim, o que seria muito mais barato lá fora, ao trazer aqui, para o nosso país, pode representar um valor altíssimo e capaz de prejudicar as nossas finanças.

Em resumo, podemos dizer que, independentemente de sua área, o seu negócio será prejudicado pela inflação alta e, por isso, poderá:

  • Ter menos dinheiro no caixa;
  • Deixar de cumprir suas obrigações por falta de dinheiro;
  • Diminuir a qualidade do produto ou serviço;
  • Ter cortes na equipe e nos recursos;
  • Sofrer com a baixa lucratividade;
  • Adquirir dívidas;
  • Ter aumento de custos;
  • Chegar à falência.

Como garantir a saúde financeira da minha empresa mesmo com a inflação alta?

É claro que, se você está aqui nos acompanhando neste artigo, não deseja sofrer com nenhuma das consequências causadas pela inflação alta mencionadas acima.

No entanto, pode ficar tranquilo, pois nós não te deixaremos de mãos vazias e, neste tópico, apresentaremos a tão desejada solução para contornar os prejuízos desse fenômeno.

Confira:

Os planejamentos financeiro e tributário são a solução

Durante a sua trajetória como empreendedor, você já deve ter ouvido falar no planejamento financeiro, não é mesmo?

Esse processo é tão conhecido porque é fundamental para garantir bons resultados e a estabilidade financeira de um negócio.

O ideal é que ele seja executado logo no começo de suas atividades, a fim de evitar problemas por conta da inflação alta, mas ele também pode te ajudar nesse momento tão crucial.

O planejamento financeiro é composto por um conjunto de atividades contábeis e administrativas. Veja alguns exemplos:

  • Registro de todas as movimentações financeiras da sua empresa;
  • Observação do padrão de custos do seu negócio;
  • Controle dos gastos desnecessários;
  • Manter uma boa comunicação com seus fornecedores;
  • Estar ciente sobre as características do seu mercado;
  • Estabelecer metas para o seu negócio;
  • Prever possíveis cenários e se preparar.

Mas não é só essa solução que podemos propor para o seu negócio, afinal, o planejamento tributário também é fundamental para combater os malefícios da inflação alta.

Como mencionamos anteriormente, com a inflação alta o seu negócio pode pagar mais em impostos, ter custos maiores e suas vendas diminuídas…

Portanto, o planejamento tributário surge como uma alternativa eficiente para garantir o enquadramento tributário mais adequado e benéfico para sua empresa, sempre em conformidade com a legislação.

Em outras palavras, podemos dizer que o planejamento tributário pode te ajudar a economizar, mesmo em um cenário complicado com inflações altíssimas.

Você dispõe do tempo necessário para combater a inflação alta?

Como você deve ter percebido, realizar um planejamento financeiro e tributário pode te ajudar a contornar os malefícios causados pela inflação alta com sucesso.

Porém, são necessários vários passos para que esse status seja alcançado, e isso demanda muito tempo do empresário.

Com certeza, a sua rotina é cheia de afazeres, e é praticamente impossível dispor de tempo hábil para focar exclusivamente nessa função.

Contudo, não deixe isso te impedir de colocar em prática um bom planejamento financeiro e tributário e garantir a seguridade que o seu negócio precisa para sobreviver.

Uma contabilidade pode te ajudar a contornar a inflação alta!

Ao contar com o suporte de uma contabilidade, você poderá focar exclusivamente nas suas tarefas centrais ao deixar suas finanças nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Os contadores têm a expertise necessária para realizar um bom planejamento financeiro e tributário e, assim, tornar os impactos causados pela inflação alta praticamente imperceptíveis.

Portanto, não hesite em ter ao seu lado uma equipe que possa colocar em prática as ações que você precisa para contornar essa situação difícil.

Conte com o suporte do Grupo International Consulting!

Para a felicidade e alívio de todos, nós, do Grupo International, temos exatamente o que você precisa para sobreviver à inflação alta!

Por meio de nossos serviços contábeis, você terá a certeza de que seus custos serão os menores possíveis e de que o seu negócio terá sempre uma boa lucratividade!

Sendo assim, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre como podemos te ajudar!

Para isso, basta clicar na página “Saiba Mais” e nos contatar por uma das opções disponibilizadas.

Estamos te aguardando!

Deixe uma resposta

Fechar Menu